top of page
Foto do escritorAdm Bonet

O que é ESG e qual a relação com a Contabilidade?

Atualizado: 3 de fev. de 2023

Uma das siglas da moda no universo dos negócios é o ESG. Sigla para Environmental, Social and Governance, o ESG diz respeito a um conjunto de práticas que empresas adotam para diminuir seus impactos no meio ambiente e expressar suas práticas sociais e de governança;

Apesar de ser uma palavra da moda e muito do que se vê em jornais, revistas e mídias sociais possa ser apenas "fogo de palha", as práticas ESG vem se tornando cada vez mais importantes no ambiente empresarial, não só pelos seus impactos diretos, como também pelas consequências indiretas.

Além do estímulo (ou até imposição) de certos órgãos para que empresas sigam diretrizes relacionadas a sustentabilidade, responsabilidade social, governança e compliance, há também certo estímulo "financeiro" ou "comercial" para que empresas adotem tais diretrizes: estima-se que empresas que se preocupam com o assunto ESG possuem em média 20% a mais de lucro em relação às demais empresas.

Isso ocorre, pois empresas engajadas em causas sociais e ambientais são mais bem vistas por investidores e clientes, além de serem menos suscetíveis a multas, processos, fraudes e polêmicas.


Abaixo seguem alguns exemplos de práticas ESG para que a discussão fique mais clara:


Ambiental:

  • Redução e/ou compensação de CO2;

  • Adoção de logística reversa;

  • Redução da geração de resíduos e do consumo de água;

  • Redução da utilização de recursos naturais;

  • Reaproveitamento de materiais.

Social:

  • Ações para melhoria da saúde, segurança e educação de colaboradores;

  • Desenvolvimento de fornecedores;

  • Política de RH, adequação salarial e remuneração variável;

  • Participação na comunidade local;

  • Proteção dos dados e da privacidade dos clientes e funcionários;

  • Investimento ou destinação de recursos a eventos sociais, culturais ou de caridade;

Governança

  • Formulação de estratégia com revisão de propósito orientado para impacto;

  • Definição de riscos corporativos;

  • Estruturação de comitês de risco, e crise, de auditoria, de gente e ESG;

  • Prestação de contas e auditoria de documentos e relatórios;

  • Processos voltados a ética, transparência e compliance;


Como implementar práticas ESG na minha empresa?

Na realidade, a implementação de tais práticas pode ser extremamente simples. Contudo, esse tema pode se tornar extremamente complexo e as possibilidades de inovação são infinitas, o que acaba confundindo muita gente na hora de explicar ou entender esses conceitos, e trazendo certa dificuldade ou até resistência para implementar e viabilizar essas práticas.



O contador normalmente já é responsável por planejar movimentos da empresa, controlar determinadas informações e executar certas atividades. No caso do ESG não é diferente.

É o contador que deve auxiliar o empresário a planejar financeira e estrategicamente a implementação de práticas sustentáveis, controlar os indicadores e resultados obtidos e executar determinadas atividades relacionadas a essas práticas. É o contador quem auxilia o empresário na hora de verificar se vale a pena destinar parte do capital da empresa para determinada causa, e é ele quem controla os resultados e verifica se houve retorno sobre esse investimento, além de também ser responsável por orientar o empresário e a equipe a movimentar recursos para tais fins de forma legal, transparente e correta.

Além disso, também é o contador quem vai reunir todas as informações e repassá-las de forma clara e transparente para os investidores e, eventualmente, para os clientes, mostrando que a empresa é de fato adepta de práticas ESG.

O contador é a peça chave para garantir a perpetuidade dessas práticas. Ele ajuda a garantir que os investimentos que estão sendo feitos sejam tanto benéficos para a população, para o meio ambiente e para a governança da companhia, quanto para o caixa e patrimonio da empresa. Ele assegura que existe retorno, direto e indireto, às práticas aplicadas e a empresa não está "desperdiçando" seu dinheiro. Pois mesmo que a empresa esteja empregando esses investimentos em boas causas, é importante que a empresa consiga continuar investindo nisso no longo prazo, perpetuamente, e que os acionistas da empresa vejam que existe valor sendo gerado. Senão, todo o esforço de conscientização e implementação dessas práticas acaba indo por água abaixo.

Além do contador, sua empresa também pode contar com consultorias especializadas para garantir uma implementação ainda mais inteligente, responsável e definitiva de práticas ESG. São esses consultores que irão ajudar sua empresa a navegar pela complexidade das práticas sustentáveis, e mostrar que tudo vai muito além de separar o lixo reciclável do orgânico e palestras sobre saúde mental. Além do mais, contratar um consultor é economizar horas de estudo e experiência, além de evitar desperdícios com projetos mal planejados ou mal-executados.




Entretanto, o mais importante de tudo é ver que o mundo, as empresas, órgãos públicos e o "capitalismo" como um todo, estão caminhando vagarosamente para um futuro mais sustentável, mais responsável e mais acolhedor, mostrando que nem tudo está perdido e que, talvez um dia, com muito esforço, a humanidade ainda tenha salvação.



16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page